A costureira de Dachau

by Rubiana Souza 7. maio 2017 18:13

Ada Vaughan é uma moça sonhadora que aprende a costurar bem cedo na vida e bem cedo também ela aprende como a vida pode ser difícil. Ela se encanta com um homem que no fim das contas não é tão encantador assim. Enquanto ela sonha em ter um grande ateliê e ser feliz ao lado de um homem charmoso, a guerra vem e põe tudo a perder. No meio de tantas perdas o que a manteve viva foi a magia da costura que ela havia aprendido tantos anos antes.

Ada era bem pobre e logo encontra uma boa alma que lhe ensina a costura. Ela aprende rápido e se torna uma ótima modista, mas no caminho dela surge Stanislaus que se diz conde. Ela foge com ele para Paris mas a guerra vem e ela se esconde em um convento se passando por freira. Tempos depois ela é obrigada a ir para Dachau onde passa por muito sofrimento e humilhação. Em todos os momentos foi a máquina de costura e sua arte com ela que a manteve viva. Quando a guerra passa e ela pode voltar pra casa, mais problemas e decepções. Parece que a guerra nunca tem fim pra Ada.

Conclusão: 4 estrelas (muito bom)

Quando escolhi esse livro pra ler achei que falava da luta pra sobreviver nos campos de concentração mas na verdade é um pouquinho diferente. Fala sobre como alguém pode sobreviver a guerra mas estando fora dos campos e ainda assim sendo presa. Talvez tenha sido até pior para Ada ter ficado como e onde ela ficou do que nos campos. Acho que foi a personagem mais positiva, sonhadora ou até inocente que conheci. As vezes chegou a dar raiva dela e sua ingenuidade. Um livro marcante.

Tags: , ,

A costureira de Dachau

Comentar


Objetivo do Blog

Alguns podem pensar que esse é um site pra quem não quer ler os livros aqui descritos. Bem, a decisão de se você irá lê-los ou não é sua, claro. A minha intenção é justamente aguçar a vontade do leitor, fazer ele ficar tão desejoso de saber mais que acabe lendo. Quero também expor minha opinião, críticas e saber o que vocês pensam a respeito do que estão lendo. Que essa seja mais uma ferramenta  para os apaixonados por livros como eu! Boa diversão para nós!

Sobre mim

Facebook

Conecte-se comigo

Aumente seu vocabulário (palavras tiradas dos livros postados)

"Cacofonia = som desagradável ou resultante da junção dos sons de duas ou mais palavras próximas."
Lua de mel

Frases Marcantes

"
Quem acha que morrer é a pior coisa do mundo não sabe nada sobre a vida.
"
A vida secreta das abelhas

Livros

http://www.google.com/analytics/