Para poder viver

by Rubiana Souza 15. abril 2017 07:19

A história real de Yeonmi Park, uma menina nascida na Coreia do Norte mas que tomou a decisão de fugir de lá aos 13 anos junto com sua mãe. A vida em sua terra natal era muito dura, fome, doenças, um estilo de vida muito radical imposto pelo governo autoritário. Após ela sair da Coreia do Norte a vida definitivamente não ficou mais fácil.

A própria Yeonmi narra as dificuldades que ela teve de passar mesmo sendo ainda tão novinha. Seus pais tinham de vender produtos ilegais e subornar autoridades para sobreviverem e a comida era muito escassa. Teve períodos em que ela e sua irmã um pouco mais velha, Eunmi, tiveram de se virar sozinhas e comiam plantas e insetos. Quando ela consegue sair da Coreia do Norte e ir pra China imaginando que a vida será melhor, se depara com estupradores, contrabandistas de pessoas e outros tipos de gente.

Conclusão: 4 estrelas (muito bom)

Impressionante como tudo o que ela relata é tão atual, tão recente, já que ela nasceu em 1994. O governo norte-coreano continua a escravizar e manipular as pessoas. Isso é muito triste. Ela fala de coisas tão normais pra gente como comer um ovo ou usar jeans, mas que pra eles era quase impossível ter. Nos faz dar mais valor à nossa liberdade. Yeonmi, sua mãe, sua irmã e tantos outros que sofreram e ainda sofrem nas mãos de ditadores são exemplos de que com educação e perseverança é possível se ver livre.

Tags: , ,

Para poder viver

Comentar


Objetivo do Blog

Alguns podem pensar que esse é um site pra quem não quer ler os livros aqui descritos. Bem, a decisão de se você irá lê-los ou não é sua, claro. A minha intenção é justamente aguçar a vontade do leitor, fazer ele ficar tão desejoso de saber mais que acabe lendo. Quero também expor minha opinião, críticas e saber o que vocês pensam a respeito do que estão lendo. Que essa seja mais uma ferramenta  para os apaixonados por livros como eu! Boa diversão para nós!

Sobre mim

Facebook

Conecte-se comigo

Aumente seu vocabulário (palavras tiradas dos livros postados)

"Macambúzio=que revela tristeza ou aborrecimento,tristonho."
Grande irmão

Frases Marcantes

"
É que a gente acha que a loucura e a sanidade ficam em lados opostos de um oceano, mas na verdade não passam de duas ilhas vizinhas.
"
O que há de estranho em mim

Livros

http://www.google.com/analytics/