Qual a razão do título ser "A culpa é das estrelas?"

by Rubiana Souza 18. junho 2014 15:06
Enquanto eu lia o livro , e mesmo depois de assistir ao filme eu pensava: 'porque esse título?' aí eu fui pesquisar e vi o próprio John Green dando uma explicação. Ele cita uma peça escrita por William Shakespeare sobre o estadista Romano Júlio César , onde em um diálogo com Brutus ele diz a seguinte frase: "A culpa, caro Brutus, não está em nossas estrelas , mas em nós mesmos". Aqui ele quis dizer que os homens são donos dos seus próprios destinos e  que tudo o que acontece conosco é culpa nossa . De fato , na peça de Shakespeare isso faz sentido pois os atos de Júlio César e Brutus selam seus destinos ,mas muitas vezes essa frase ,de que a culpa não é das estrelas, é usada fora de contexto. O livro de John Green serve de contraponto a esse argumento universalmente aceito, ou seja , muitas coisas que nos sobrevem está fora do nosso controle. Obviamente que os personagens do livro não tem culpa pela doença que lhes sobrevêm. John ainda diz que " o mundo é um lugar profundamente injusto , onde o sofrimento é distribuído injustamente ".

Tags: , , ,

A culpa é das estrelas

Comentários (3) -

Graziela Oliveira
19/06/2014 02:56:17 #

Amei a explicação... Muito interessante a forma como ele pensa a respeito da injustiça alheia. Não poderia ter título melhor....

Daniela Morisaki
19/06/2014 07:24:27 #

Perfeita explicação...total sentido pra história e pra vida!

Julia
20/06/2014 03:46:42 #

Essa explicação faz muito sentido, gostei de saber que uma história que eu gostei tanto vai de acordo também com o que eu acredito!!!

Os comentários estão fechados

Objetivo do Blog

Alguns podem pensar que esse é um site pra quem não quer ler os livros aqui descritos. Bem, a decisão de se você irá lê-los ou não é sua, claro. A minha intenção é justamente aguçar a vontade do leitor, fazer ele ficar tão desejoso de saber mais que acabe lendo. Quero também expor minha opinião, críticas e saber o que vocês pensam a respeito do que estão lendo. Que essa seja mais uma ferramenta  para os apaixonados por livros como eu! Boa diversão para nós!

Sobre mim

Facebook

Conecte-se comigo

Aumente seu vocabulário (palavras tiradas dos livros postados)

"Hausto = Gole ingerido de uma vez, aspiração forte longa ou profunda."
Papillon

Frases Marcantes

"
Os psicopatas não vão ao trabalho, vão a caça.
"
Mentes Perigosas - o inimigo mora ao lado

Livros

http://www.google.com/analytics/