Tempo é dinheiro

by Rubiana Souza 3. julho 2016 21:03

Imagine que desde o seu primeiro dia de trabalho na vida você guarda dinheiro pensando em um dia se aposentar e ir morar em um lugar paradisíaco, e agora imagine que quando você está prestes a realizar o sonho de uma vida inteira, tem que adiar ou até mesmo cancelar os planos pois sua esposa comunica que está com câncer. Esse é o enredo de Tempo é dinheiro, mais uma história da grande Lionel Shriver a mesma autora de "Precisamos falar sobre o Kevin" que você também encontra aqui.

Shep Knacker é o nosso "sonhador" que está praticamente de malas prontas para Pemba, na Tanzânia, viver a "Outra Vida"como ele mesmo chama sua aposentadoria. Sua esposa,Glynis, anuncia que no momento, ela não poderá ir a lugar algum pois está com câncer (mesotelioma) e vai precisar mais do que nunca do seu plano de saúde. A economia de Shep fica comprometida com as contas do hospital que o convênio não cobre totalmente. Eles têm um casal de amigos de longa data,Jackson e Carol, e eles sabem muito bem quão necessário pode ser um convênio pois sua filha, Flicka, tem DF (disautonomia familiar) e precisa de muitos cuidados. Glynis passa por uma cirurgia mas os médicos veem que o problema é bem maior do que esperavam. Após um período de tratamento, incluindo quimioterapia, Glynis refaz uma tomografia e o câncer parece ter parado de crescer. Uma pequena melhora diante o caso todo. Pra complicar ainda mais a vida de Shep, seu pai de mais de oitenta anos, cai e machuca o quadril e é claro que sua irmã folgada não quer cuidar do pai sobrando, como sempre, pra Shep arcar com as despesas médicas. Glynis decide processar o local onde ela estudava e fazia peças de metal pois achava que o amianto ,que era proibido, tinha lhe causado a doença. Jackson e Carol passam por problemas no casamento após ele fazer uma cirurgia íntima sem lhe consultar e isso implica em graves consequências. Glynis estava tentando vários tratamentos, com várias drogas novas. O dinheiro de uma vida toda poupado por Shep foi-se em cerca de um ano até que ele faz a temida pergunta ao médico: Quanto tempo ela tem? Diante do diagnóstico Shep faz novamente o convite para Glynis de ir morar em Pemba. A resposta dela poderá ser o tudo ou nada.

Conclusão: 5 estrelas (ótimo, excelente)

Estou em uma ressaca literária desgraçada exatamente neste momento. Essa Lionel Shriver consegue despertar na gente os mais terríveis e os mais doces sentimentos, tudo ao mesmo tempo. Faz a gente pensar naqueles nossos sentimentos e atitudes que não são tão bonitos assim mas que estão lá, meio que escondidos mas vivos. O livro tem a tristeza da doença, do efeito devastador dele sobre a família mas também de como encarar esses tempos difíceis sem firulas mas com realismo sem medo de falar a palavra morte e de cogitar como será a vida daqueles que ficarem. Só me fez ficar mais fã da escritora e querer ler outros títulos.

Tags: , , , , , ,

Tempo é dinheiro

Os comentários estão fechados

Objetivo do Blog

Alguns podem pensar que esse é um site pra quem não quer ler os livros aqui descritos. Bem, a decisão de se você irá lê-los ou não é sua, claro. A minha intenção é justamente aguçar a vontade do leitor, fazer ele ficar tão desejoso de saber mais que acabe lendo. Quero também expor minha opinião, críticas e saber o que vocês pensam a respeito do que estão lendo. Que essa seja mais uma ferramenta  para os apaixonados por livros como eu! Boa diversão para nós!

Sobre mim

Facebook

Conecte-se comigo

Aumente seu vocabulário (palavras tiradas dos livros postados)

"Cacofonia = som desagradável ou resultante da junção dos sons de duas ou mais palavras próximas."
Lua de mel

Frases Marcantes

"
Você tem de sonhar com o que não existe
"
A vida secreta das abelhas

Livros

http://www.google.com/analytics/